O que é ABA 
O que é ABA


O que é ABA?
ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada.
Inúmeros trabalhos científicos, produzidos em todo o mundo, dão suporte às intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada e indicam sua eficácia no tratamento do autismo. De fato, diversos estudos têm mostrado melhorias significativas no comportamento de interação e comunicação social, nas habilidades motoras e na autonomia de crianças que passaram pela Terapia ABA.
A terapia ABA é baseada no trabalho de BF Skinner, muitas vezes referido como o pai do behaviorismo. Em sua teoria do condicionamento operante, Skinner desenvolveu uma contingência de três termos para moldar o comportamento: estímulo (antecedente), resposta (comportamento) e reforço (consequência).
Antecedente: refere-se a um evento ou circunstância que levou ao comportamento. Por exemplo, o antecedente pode ser uma solicitação (alguém diz “por favor, pegue o copo), a presença de um item (diante de um sorvete, a criança chorou para ganhar) ou até mesmo o próprio ambiente (em uma igreja, todos sabem que o comportamento esperado é falar baixo). O antecedente também pode ser algo relacionado aos aspectos físicos e sensoriais do indivíduo.
Comportamento: O comportamento refere-se ao que o indivíduo faz em resposta ao antecedente. As respostas comportamentais podem ser verbais ou não verbais.
Consequência: A consequência é uma ação ou resposta que segue o comportamento. Uma consequência, muito semelhante ao “reforço” na teoria do condicionamento operante de Skinner, é um resultado que aumenta a probabilidade do comportamento voltar a acontecer no futuro.
A Análise do Comportamento Aplicada procura entender os antecedentes, ou seja, acontecimentos que costumam preceder os comportamentos, assim como as consequências, basicamente o que ocorre depois do comportamento. Desta forma, é possível interferir no contexto ambiental de maneira a reforçar comportamentos apropriados e reduzir comportamentos inadequados.
Inicialmente, o terapeuta ABA irá avaliar o repertório comportamental da criança, identificar os atrasos e desenvolver um plano de tratamento individualizado, focado em metas terapêuticas específicas para ela. Durante o tratamento, são estabelecidos objetivos claros e concretos, que podem ser observados e avaliados. Isso permite que a criança e seus familiares acompanhem o progresso, aumentando a motivação e a autoconfiança.
A partir da intervenção com profissionais qualificados e experientes, a criança irá se desenvolver e conquistar novas habilidades a fim de garantir bem-estar e qualidade de vida.
Lembre-se, cada criança é única, e a abordagem leva em consideração as suas habilidades, interesses e necessidades específicas.
Quantas horas por semana se deve fazer de ABA?
O total de horas das intervenções terapêuticas é crucial para determinar os resultados. A terapia precisa ser intensiva a fim de grande número de oportunidades de ensino. Os estudos indicam que as terapias devem variar entre 15 e 40 horas por semana, dependendo das necessidades de cada criança.
Vale ressaltar que, além das terapias em consultório, a intervenção deve acontecer nos ambientes naturais da criança, como em casa, na escola e em outros espaços. A ABA precisa ser trabalhado além do consultório, em parceria com a escola e a família.


O que é ABA?
ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada.
Inúmeros trabalhos científicos, produzidos em todo o mundo, dão suporte às intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada e indicam sua eficácia no tratamento do autismo. De fato, diversos estudos têm mostrado melhorias significativas no comportamento de interação e comunicação social, nas habilidades motoras e na autonomia de crianças que passaram pela Terapia ABA.
A terapia ABA é baseada no trabalho de BF Skinner, muitas vezes referido como o pai do behaviorismo. Em sua teoria do condicionamento operante, Skinner desenvolveu uma contingência de três termos para moldar o comportamento: estímulo (antecedente), resposta (comportamento) e reforço (consequência).
Antecedente: refere-se a um evento ou circunstância que levou ao comportamento. Por exemplo, o antecedente pode ser uma solicitação (alguém diz “por favor, pegue o copo), a presença de um item (diante de um sorvete, a criança chorou para ganhar) ou até mesmo o próprio ambiente (em uma igreja, todos sabem que o comportamento esperado é falar baixo). O antecedente também pode ser algo relacionado aos aspectos físicos e sensoriais do indivíduo.
Comportamento: O comportamento refere-se ao que o indivíduo faz em resposta ao antecedente. As respostas comportamentais podem ser verbais ou não verbais.
Consequência: A consequência é uma ação ou resposta que segue o comportamento. Uma consequência, muito semelhante ao “reforço” na teoria do condicionamento operante de Skinner, é um resultado que aumenta a probabilidade do comportamento voltar a acontecer no futuro.
A Análise do Comportamento Aplicada procura entender os antecedentes, ou seja, acontecimentos que costumam preceder os comportamentos, assim como as consequências, basicamente o que ocorre depois do comportamento. Desta forma, é possível interferir no contexto ambiental de maneira a reforçar comportamentos apropriados e reduzir comportamentos inadequados.
Inicialmente, o terapeuta ABA irá avaliar o repertório comportamental da criança, identificar os atrasos e desenvolve um plano de tratamento individualizado, focado em metas terapêuticas específicas para ela. Durante o tratamento, são estabelecidos objetivos claros e concretos, que podem ser observados e avaliados. Isso permite que a criança e seus familiares acompanhem o progresso, aumentando a motivação e a autoconfiança.
A partir da intervenção com profissionais qualificados e experientes, a criança irá se desenvolver e conquistar novas habilidades a fim de garantir bem-estar e qualidade de vida.
Lembre-se, cada criança é única, e a abordagem leva em consideração as suas habilidades, interesses e necessidades específicas.
Quantas horas por semana se deve fazer de ABA?
O total de horas das intervenções terapêuticas é crucial para determinar os resultados. A terapia precisa ser intensiva a fim de grande número de oportunidades de ensino. Os estudos indicam que as terapias devem variar entre 15 e 40 horas por semana, dependendo das necessidades de cada criança.
Vale ressaltar que, além das terapias em consultório, a intervenção deve acontecer nos ambientes naturais da criança, como em casa, na escola e em outros espaços. A ABA precisa ser trabalhado além do consultório, em parceria com a escola e a família.
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