NOSSAS ESPECIALIDADES 

Terapia ABA/Denver
A Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência que tem como principal objetivo desenvolver repertórios de habilidades relevantes e reduzir repertórios inadequados. Conhecida como ABA (em inglês: Applied Behavior Analysis), é uma abordagem que envolve a avaliação, o planejamento, a intervenção e a orientação, por parte de um profissional especializado, para o desenvolvimento de crianças com atrasos em relação aos marcos do desenvolvimento infantil.
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Terapia ABA/Denver
A Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência que tem como principal objetivo desenvolver repertórios de habilidades relevantes e reduzir repertórios inadequados. Conhecida como ABA (em inglês: Applied Behavior Analysis), é uma abordagem que envolve a avaliação, o planejamento, a intervenção e a orientação, por parte de um profissional especializado, para o desenvolvimento de crianças com atrasos em relação aos marcos do desenvolvimento infantil.

Todo ser humano tem áreas de ocupação, no caso da criança são elas: escolar, atividades de autocuidado (cuidado pessoal, mobilidade funcional e o funcionamento na comunidade), lazer (recreação tranquila, recreação ativa e socialização). Crianças que apresentam atrasos no desenvolvimento, seja por diagnósticos como também por percepção parental/escolar, a Terapia Ocupacional contribui de forma decisiva para a aquisição de habilidades que garantirão a autonomia e o bem-estar da criança.

Todo ser humano tem áreas de ocupação, no caso da criança são elas: escolar, atividades de autocuidado (cuidado pessoal, mobilidade funcional e o funcionamento na comunidade), lazer (recreação tranquila, recreação ativa e socialização). Crianças que apresentam atrasos no desenvolvimento, seja por diagnósticos como também por percepção parental/escolar, a Terapia Ocupacional contribui de forma decisiva para a aquisição de habilidades que garantirão a autonomia e o bem-estar da criança.

A Fisioterapia pode ajudar crianças com TEA pois trata-se de uma área de atuação que se concentra na prevenção, tratamento e recuperação de lesões e doenças relacionadas ao movimento humano. Além disso, ela é uma ferramenta valiosa para ajudar crianças com autismo a melhorar a força, a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio. Crianças com autismo podem apresentar dificuldades como postura inadequada, dificuldade para sentar, andar ou pular, além de problemas de equilíbrio e coordenação.

A Fisioterapia pode ajudar crianças com TEA pois trata-se de uma área de atuação que se concentra na prevenção, tratamento e recuperação de lesões e doenças relacionadas ao movimento humano. Além disso, ela é uma ferramenta valiosa para ajudar crianças com autismo a melhorar a força, a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio. Crianças com autismo podem apresentar dificuldades como postura inadequada, dificuldade para sentar, andar ou pular, além de problemas de equilíbrio e coordenação.

O atraso de fala e linguagem é um aspecto comumente observado no quadro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vale salientar que nem toda criança que apresenta atraso no desenvolvimento de fala e linguagem é autista. O profissional da Fonoaudiologia vai realizar avaliação e intervenção fonoaudiológica contemplando as habilidades de linguagem e de motricidade oral, assim como outras habilidades específicas.

O atraso de fala e linguagem é um aspecto comumente observado no quadro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vale salientar que nem toda criança que apresenta atraso no desenvolvimento de fala e linguagem é autista. O profissional da Fonoaudiologia vai realizar avaliação e intervenção fonoaudiológica contemplando as habilidades de linguagem e de motricidade oral, assim como outras habilidades específicas.

A musicoterapia é uma intervenção baseada em evidências científicas que usa a música e seus componentes (melodia, harmonia e ritmo) para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais dos indivíduos.
Depois de estabelecidos os objetivos de ensino, o musicoterapeuta estabelece o tratamento adequado usando técnicas específicas — o que inclui cantar, tocar instrumentos e ouvir música. A musicoterapia também oferece caminhos de comunicação que podem ser úteis para aqueles que têm dificuldade de se expressar em palavras. Essa terapia é uma grande aliada no tratamento ou prevenção de atrasos do desenvolvimento infantil.

A musicoterapia é uma intervenção baseada em evidências científicas que usa a música e seus componentes (melodia, harmonia e ritmo) para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais dos indivíduos.
Depois de estabelecidos os objetivos de ensino, o musicoterapeuta estabelece o tratamento adequado usando técnicas específicas — o que inclui cantar, tocar instrumentos e ouvir música. A musicoterapia também oferece caminhos de comunicação que podem ser úteis para aqueles que têm dificuldade de se expressar em palavras. Essa terapia é uma grande aliada no tratamento ou prevenção de atrasos do desenvolvimento infantil.

O pedagogo é o profissional que identifica as dificuldades que a criança apresenta no processo de aprendizagem tendo como propósito auxiliá-la a superar esses desafios buscando soluções e formas para incrementar o processo cognitivo.
Existem métodos cientificamente comprovados e altamente eficazes na intervenção pedagógica que envolvem:
– Equipe multidisciplinar trabalhando diversas áreas do crescimento;
– Programa bem definido por profissionais de excelência;
– Estratégias naturalistas, adaptadas às necessidades de cada um;
– Reforçadores e motivadores que sejam prazerosos para os pequenos.

O pedagogo é o profissional que identifica as dificuldades que a criança apresenta no processo de aprendizagem tendo como propósito auxiliá-la a superar esses desafios buscando soluções e formas para incrementar o processo cognitivo.
Existem métodos cientificamente comprovados e altamente eficazes na intervenção pedagógica que envolvem:
– Equipe multidisciplinar trabalhando diversas áreas do crescimento;
– Programa bem definido por profissionais de excelência;
– Estratégias naturalistas, adaptadas às necessidades de cada um;
– Reforçadores e motivadores que sejam prazerosos para os pequenos.

O profissional de psicologia, com base na ciência ABA (Applied Behavior Analysis), irá avaliar a criança utilizando protocolos validados internacionalmente. A partir dos resultados desta avaliação, será desenvolvido um plano de intervenção individualizado com objetivos de ensino específicos para aquela criança. Durante as sessões de intervenção terapêutica, o psicólogo e profissionais das demais áreas, irão trabalhar de forma integrada para desenvolver as habilidades e os operantes verbais que estão em atraso e, desta forma, promover o pleno desenvolvimento da criança.

O profissional de psicologia, com base na ciência ABA (Applied Behavior Analysis), irá avaliar a criança utilizando protocolos validados internacionalmente. A partir dos resultados desta avaliação, será desenvolvido um plano de intervenção individualizado com objetivos de ensino específicos para aquela criança. Durante as sessões de intervenção terapêutica, o psicólogo e profissionais das demais áreas, irão trabalhar de forma integrada para desenvolver as habilidades e os operantes verbais que estão em atraso e, desta forma, promover o pleno desenvolvimento da criança.

A psicomotricidade atua no TEA com estratégias lúdicas por meio de brincadeiras voltadas para o desenvolvimento da criança. Sua abordagem visa contribuir no desenvolvimento motor grosso e fino voltados para as habilidades de vida diária, pedagógicas, cognitivas e sociais do indivíduo que, consequentemente, irão melhorar sua qualidade de vida.

A psicomotricidade atua no TEA com estratégias lúdicas por meio de brincadeiras voltadas para o desenvolvimento da criança. Sua abordagem visa contribuir no desenvolvimento motor grosso e fino voltados para as habilidades de vida diária, pedagógicas, cognitivas e sociais do indivíduo que, consequentemente, irão melhorar sua qualidade de vida.